Programa
Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – ProInfo Integrado
Apresentação
O Ministério da Educação, em 2007, através da extinta
Secretaria de Educação a Distância, no contexto do Plano de Desenvolvimento da
Educação – PDE, elaborou a revisão do Programa Nacional de Informática na
Educação – ProInfo. Essa nova versão do Programa, instituído pelo Decreto n.
6.300, de 12 de dezembro de 2007, intitula-se Programa Nacional de Tecnologia
Educacional e postula a integração e articulação de três componentes:
1. Instalação de ambientes tecnológicos nas escolas
(laboratórios de informática com computadores, impressoras e outros
equipamentos e acesso à Internet banda larga);
2. Formação continuada dos professores e outros agentes
educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação
(TICs);
3. Disponibilização de conteúdos e recursos educacionais
multimídia e digitais, soluções e sistemas de informação disponibilizados pelo
MEC nos próprios computadores, por meio do Portal do Professor, da TV/DVD
Escola etc.
Assim, surgiu o Programa Nacional de Formação Continuada em
Tecnologia Educacional – ProInfo Integrado –, que tem como objetivo central a
inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas escolas públicas
brasileiras, visando principalmente a:
a. promover a inclusão
digital dos professores e gestores escolares das escolas de educação básica e
comunidade escolar em geral; e
b. dinamizar e
qualificar os processos de ensino e de aprendizagem, com vistas à melhoria da
qualidade da educação básica.
Nesse contexto, o ProInfo Integrado congrega um conjunto de
processos formativos, dentre eles o curso “Introdução à Educação Digital”, o
curso “Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs” e o curso
“Elaboração de Projetos”, todos lançados em 2008, com reedição e revisão em
2009.
Esse Programa cumprirá suas finalidades e seus objetivos em
regime de cooperação e colaboração com a União, os Estados, o Distrito Federal
e os Municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário